Se você está planejando reformar sua casa, contratar um arquiteto pode ser uma ótima ideia, pois um arquiteto pode te ajudar a transformar sua visão em realidade, desde o design até a construção. No entanto, escolher o profissional certo pode ser uma tarefa desafiadora. Pensando nisso, conheça agora os sete passos para contratar o arquiteto ideal para o seu projeto residencial.
Antes de contratar um arquiteto para o seu projeto residencial, é importante ter uma ideia clara do que você espera desse projeto. Por isso é fundamental que você defina seus objetivos, necessidades e prioridades, anotando tudo em uma lista, incluindo também orçamento disponível, prazo que tem em mente e estilo que mais te agrada. Quanto mais claro você estiver sobre suas necessidades, mais fácil será para o arquiteto entender e atender às suas expectativas.
Pesquise arquitetos em sua região e avalie seus portfólios e depoimentos de clientes. Uma ótima forma de iniciar essa pesquisa é através do instagram. Mas não pare por aí, procure referências de amigos, familiares ou colegas de trabalho que já tenham trabalhado com um arquiteto e certifique-se de que o profissional que você escolher tenha experiência em projetos semelhantes ao seu.
Por isso é tão importante ter em mente o que deseja, ainda que não seja uma ideia definitiva, afinal de contas, o arquiteto é quem vai dar clareza às suas ideias para transformá-las no projeto ideal para você.
Certifique-se de que o arquiteto esteja licenciado e registrado para atuar, ou seja, que tenha um registro no CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil. Essa é uma ótima maneira de ter a garantia de que ele cumprirá os padrões éticos e de qualidade que o seu projeto merece. E isso é extremamente importante, pois os documentos exigidos por prefeituras e condomínios para aprovações de projetos e liberação de obras só são aceitos se forem registrados por arquitetos ou engenheiros que estejam em dia com seu registro profissional.
E para conferir se o arquiteto que escolheu tem um registro ativo, você pode fazer sua consulta diretamente no site do CAU clicando aqui!
Agende uma reunião com o arquiteto para discutir as ideias que você possui para o projeto e avaliar se vocês possuem afinidade, afinal de contas, vocês estarão juntos por um bom tempo e será esse profissional que te ajudará a conquistar o seu sonho.
Certifique-se de que o arquiteto possua um processo claro de comunicação e esteja disposto a trabalhar em estreita colaboração com você para atender às suas necessidades.
Solicite um orçamento detalhado do arquiteto. Certifique-se de que o orçamento inclua todos os custos, desde a fase de projeto até a fase de construção. Além disso, verifique se o arquiteto possui um contrato claro e detalhado que inclua prazos, formas de pagamento e políticas de mudança de escopo.
Esta é uma parte muito importante do processo, pois é comum que os profissionais de arquitetura façam o projeto e estipulem um número máximo de alterações já inclusas no orçamento.
Antes de assinar o contrato, leia-o atentamente e verifique se todas as suas necessidades estão incluídas. Certifique-se de que o contrato esteja claro sobre as responsabilidades do arquiteto e quaisquer taxas adicionais que possam surgir. Além disso, é importante que o contrato descreva se o profissional fará apenas o projeto, se acompanhará a aprovação deste projeto nos órgãos necessários (prefeitura e condomínio) e se ele terá alguma participação na etapa de gerenciamento da obra.
Lembrando: cada um destes serviços possui um custo, por isso é interessante que todos eles apareçam também no orçamento, para que você possa decidir se ficará só com o projeto e a aprovação ou se contratará mais alguma etapa do serviço com o arquiteto.
Mantenha contato com o arquiteto durante todo o processo do projeto para garantir que ele esteja cumprindo suas necessidades e expectativas. Verifique se o arquiteto está cumprindo o prazo e o orçamento acordados, e não hesite em fazer perguntas ou fornecer feedback para garantir que o projeto esteja seguindo na direção certa.
Lembre-se: o projeto é para você e não para o arquiteto que você contratou. Por isso, tenha em mente que ele usará o conhecimento que possui para traduzir os seus desejos em realidade, adequando seu sonho ao projeto, através de conhecimento técnico, bom senso e muita criatividade.
Contratar o arquiteto ideal para o seu projeto residencial pode fazer toda a diferença no sucesso da sua reforma. Ao seguir essas sete etapas acima, você pode ter certeza de que está tomando medidas para encontrar um arquiteto confiável e experiente que possa transformar sua visão em realidade. Lembre-se de que um bom arquiteto deve ser capaz de ouvir suas necessidades e ideias e transformá-las em um projeto viável que atenda às suas expectativas.
E para ter ainda mais sucesso e controle de gastos na sua reforma, confira nosso artigo “Planejando a reforma da sua casa com economia: 10 Superdicas para economizar tempo e dinheiro”.
Este artigo apresenta uma série de dicas úteis para ajudá-lo a economizar durante o processo de reforma. Ao seguir as dicas deste artigo e contratar um arquiteto experiente, você pode garantir que sua reforma seja um sucesso e sua casa se torne o lar dos seus sonhos.
Agora, quer descobrir como cuidar da própria construção e aumentar a economia na sua obra através de um passo a passo simples, que vai te mostrar onde estão os gastos escondidos e os maiores problemas de uma obra, te ensinando a fugir de cada um deles enquanto faz escolhas mais econômicas para uma construção rápida e sem dor de cabeça? Então clique aqui e conheça o Método Domine sua Obra.